Agony

guild originária do wow-brasil


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O que exatamente é Trheat ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 O que exatamente é Trheat ? em Qua Dez 07, 2011 3:14 am

Admin


Admin
Não irei abordar aqui especificamente estratégias ou métodos para se tankar; Irei falar sobre threat e comportamentos adequados dentro de uma raid.

Algumas informações possivelmente podem estar desatualizadas ou fora de contexto, já que esse tópico me custou MUITO estudo pela net (é muito difícil achar boas informações sobre a versão que jogamos) e muito estudo empírico mesmo, agradeço pela paciência de algumas pessoas me ajudando a fazer testes em Dungeons.


-bom, vamos la, o que é a bendita threat ?
threat é a medida do aggro. Ponto, simples assim. (óóóóóó)

-Ta, e o que é o aggro ?
Aggro é a vontade do mob de atacar. (y)


"Ahh Ovesso.. isso é fácil, é só o tank ir lá, bater e ja era, né? Pra que vou querer saber disso se sou DPs ?"
Não seu jumento, não é tão simples assim. São pessoas como você que dificultam minha vida como tank.



As coisas começam a complicar a partir daqui.

O aggro (vontade do mob de atacar)vai estar em quem estiver com mais Threat, e Threat NUNCA diminui, a não ser que vc "force" ela à diminuir dando shadowmeld, ou com alguma skill para diminuir o threat, mas generalizando, vamos dizer que o Threat é acumulado constantemente durante uma batalha, e apenas acumulado, ao contrário do que algumas pessoas noobs pensam que a Threat é medida apenas em porcentagem conforme o DPS que ela faz. Aquela porcentagem é a sua threat em relação à pessoa com maior threat na raid(cinza ou amarela) ou no caso da pessoa com maior threat, será de 100%(vermelha).

"Ahh... por isso que vcis pedem para os DPS's esperaram um tempinho antes de bater.. pq a threat do tank já vai estar bem alta quando a batalha começar de verdade né ?"

sim, se vc acha que esperar alguns segundos para o tank gerar threat é perda de tempo, na verdade, a maior perda de tempo foi vc ter instalado esse jogo e upado um char, pq vc é um lixo e não merece nem estar em uma raid.


-cada 1 de dano, vc produz 1 de trheat
-cada 1 de Heal, vc também produz 0,5 de threat dividido entro todos os mobs em combate.
-cada 1 de rage/mana ganhos produzem 1 de threat
-cada skill que vc usa possui um valor de threat fixo




àrea de aggro, e condições para perder o aggro



Para se tirar o aggro de alguém existe duas condições:
se a pessoa estiver próxima do Boss{área melee}, ela irá aggrar se passar em 10% o seu threat (ela deverá ter 110% de aggro)
se ela estiver longe do boss {área ranged} [não me recordo da distância, creio que seja 10 yd] será necessário passar em 30% (130% de theat)

Por isso que para se tirar o Aggro de alguém não basta apenas "tauntar" (taunt eu me refiro à todas as skills similares das outras classes). O taunt não é uma skill milagrosa puxa-aggro, ela apenar faz com que sua trheat fique IGUAL à threat da pessoa na raid com mair threat, se essa pessoa for vc, o Taunt é inútil, seria perfeito se não fosse necessário não só igualar o threat dessa pessoa, mas tbm ultrapassálo em 10%.


"mentira Ovesso.. sempre que eu taunto o Boss começa a me atacar instantaneamente.."
-Sim, isso é verdade, mas não é pq o Boss está te atacando que o "aggro esteja com vc", o taunt força o boss a te atacar por alguns segundos (varia conforme a classe), esses segundos são para que vc consiga gerar esses 10% (sim, o boss irá pra perto de vc, fazendo com que o que conte seja apenas "área melee de threat")

Por exemplo: estou tankando o Marrowgar com meu warrior e perco o aggro pra um DK. No momento em que perdi o aggro eu estava com 1000 de threat, e o DK com 1100. Vou e uso o taunt, meu Aggro passa a ser agora 1100, e eu tenho 3 segundos pra subir ele pra 1210 (isso se o DK ou outra pessoa não gerar mais threat nesse meio tempo)


Diferenças entre Tanks





Existem basicamente dois tipos de Tanks em termos de Aggro: druids/warrs e DK/Pala

Druid e warrior possuem a maioria das skills com valor de threat FIXA, ou seja, um shield slam vai sempre gerar a mesma threat, não importa o seu Gs.. atack power.. etc etc

ou seja, a threat é calculada dessa forma: dano|heal + rage|mana ganho + Valor de threat das skills = Threat final (calculo sem modificador de stance etc)

Já Dks e Palas possuem a maioria das skills baseadas massivamente no dano em que causam, ou seja, calculo é mais ou menos assim:
(Dano x valor da skill) + mana ganha[pala] = threat final (calculo sem o modificador de presence etc)



Aqui vai o valor de threat de algumas skills, não sei dizer se todos os valores são correspondents á nossa versão do wow, mas pelo menos serve para uma base

http://www.wowwiki.com/Threat


Resumindo:

-a maioria das suas ações durante uma batalha geram aggro
-Dps's também devem tomar cuidado com aggro (principalmente se mantendo longe dele)
-é MUITO importante esperar o tank gerar threat antes de começar a atacar, já que threat SEMPRE se acumula
-Taunt não faz milagre
-Conheça pelo menos o mínimo da Classe que está tankando e no caso do tank, saiba pelo menos o que os DPS's da raid NÃO podem usar
-Ouça o Tank e respeite a forma de cada um jogar, cada um joga de uma forma, alguns tanks gostar de gerar bastante aggro para não correr o risco de whipe, outros não se importam e conseguem tauntar e gerar aggro suficiente( gostam de jogar com emoção)


by: Guilherme Ovesso

Ver perfil do usuário http://agony.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum